CONSULTÓRIO NA RUA DO SUS: junho 2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CONSULTÓRIO NA RUA PARTICIPA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL

O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental – Aperreios e Doidices: Saúde Mental como Diversidade, Subjetividade e Luta Política, realizado em Fortaleza (CE), serviu de palco para apresentação da experiência Consultório na Rua “Fique de Boa!” (CRFB). Na oportunidade, houve apresentação de três trabalhos relacionados a assistência a pessoas em situação de rua.
     Os trabalhos foram expostos em roda de conversa (modalidade de apresentação do congresso), proporcionando uma ampla discussão do tema. O CRFB foi representado por alguns Redutores de Danos (RDs) e coordenadores, dentre eles: Atilane Furtunato e André Barbosa (RDs); Jorgina Sales, Fábio Mota (coordenadores) e Izolda Dias (Coordenadora do Programa de Saúde Mental). No momento, o RD André Barbosa apresentou o trabalho com o tema: Reduzindo Danos, promovendo vidas: experiências do Consultório na Rua Fique de Boa.
O evento também serviu para exposição de experiências relevantes executadas por acadêmicos de vários cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em áreas correlatas. A execução de atividades, como realização de oficinas de desenho, atividades esportivas para integração dos moradores em situação de rua, entre outros, foram algumas das ações expostas no congresso. Os relatos construídos pelos estudantes foram: A efetivação do Projeto Experiência Grupal no Consultório na Rua do Jaraguá pelo PET Saúde Mental/ Campus Maceió/UFAL: relato de uma vivência; O PET Saúde Mental/UFAL/Campus Maceió no Consultório na Rua do Jaraguá: um relato de experiência.




domingo, 10 de junho de 2012

REPRESENTANTES DA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS VISITAM O CONSULTÓRIO NA RUA "FIQUE DE BOA"


No dia 30 de maio representantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas participaram da reunião geral do Consultório na Rua "fique de boa" que ocorreu no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, localizado no bairro do Farol.  Entre os principais objetivos da visita encontram-se a apresentação das diretrizes operacionais para a implantação da polícia comunitária e as ações já desenvolvidas em alguns pontos da cidade de Maceió como, por exemplo, no conjunto Selma Bandeira e no bairro do Vergel do Lago. Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer as equipes dos quatro consutórios na rua que encontram-se em atividade nos bairros do Vergel, Jaraguá, Benedito Bentes e Centro da cidade.