A equipe interdisciplinar do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou no V Congresso Estadual de Secretarias de Saúde, em Maragogi, um trabalho científico sobre a experiência realizada em Maceió, com o Projeto Consultório de Rua Fique de Boa – um local de atendimento ao ar livre – direcionado a pessoas em situação de rua que fazem uso de drogas.
O Consultório de Rua proporciona um espaço de convivência e acolhimento às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, favorecendo a efetivação de um cuidado integral a partir do desenvolvimento de ações complexas e diversificadas como promoção de saúde e cidadania, redução de danos, prevenção de doenças e agravos, distribuição de insumos, informativos e preventivos, imunização, testagem para HIV, sífilis, HTLV, hepatites e tuberculose, encaminhamentos e acompanhamentos aos serviços sociais e de saúde.
O serviço favorece o acesso aos direitos de cidadania e à rede de assistência social e de saúde, essenciais para a efetivação de um cuidado integral, alinhado ao contexto sócio-cultural dessa população excluída e marginalizada.
Com a liberação de recursos pelo Ministério da Saúde, a próxima fase do Projeto prevê a criação, até o final de julho, de novos consultórios de rua, que ficarão sediados nos bairros de Jaraguá/Pajuçara, orla lagunar, Vergel e Benedito Bentes. O planejamento abrange também a criação de três casas de acolhimento transitório (feminino, masculino e infanto-juvenil), onde os usuários poderão permanecer durante 45 dias para tratamento.
Criado em novembro de 2009, o Consultório de Rua Fique de Boa atua diariamente por toda a região central da cidade, beneficiando um grande número de gestantes, que passaram a ter acompanhamento também com consultas de pré-natal, com cerca de 100 atendimentos por dia.